Contatos

51 3276 9629 WhatsApp - MSM - Celular 51 8457 9566
atendimento@vascoeletronica.com.br

domingo, 23 de agosto de 2009

Cuidados garantem segurança no uso do microondas

Cuidados garantem segurança no uso do microondas


Marina Almeida
Especial para o UOL Ciência e Saúde
Não confie em tudo o que dizem sobre microondas na Internet. É o que recomenda o professor da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), Pedro Germano. Segundo ele, todo aquecimento altera a composição dos alimentos, mas, nas condições de uso recomendadas, isso não representa um risco.

"O microondas aquece os alimentos por meio de ondas de radiação, mas não sabemos exatamente o que acontece na composição deles, que é muito complexa", completa o professor do Instituto de Química da USP, João Pedro Simon Farah.

Saúde é vital
Ele aquece com rapidez, é prático e ajuda a preservar os nutrientes dos alimentos. Mas será que ele é realmente seguro?
ENTENDA COMO FUNCIONA
PANELA DE ALUMÍNIO FAZ MAL?
PANELAS ANTIADERENTES
POTES E MAMADEIRAS DE PLÁSTICO
MAIS SOBRE PLÁSTICO NO NYT
"Não podemos garantir que seja benéfico, nem que seja prejudicial para a saúde; faltam pesquisas que comprovem o assunto. Por outro lado, ele é muito prático e alguns cuidados podem ser tomados durante sua utilização", assegura.
Manter-se a cerca de um metro do forno enquanto os alimentos cozinham, sugere Farah, é garantia de segurança. Essa recomendação é especialmente importante para pessoas que utilizam marcapasso, para evitar qualquer possível interferência das microondas.

Se a utilização do forno microondas for adequada, a qualidade dos alimentos não é alterada. Se for, a comida provavelmente será descartada, portanto não há risco.

Vale ressaltar que nem todos os plásticos podem ser levados ao microondas. É o caso das garrafas de plástico e potes de iogurte, margarina e maionese. Recipientes metálicos e de louça com fios dourados ou prateados também não devem ser usados nesse forno, pois podem explodir.

Os alimentos com pele ou casca, como batatas, salsichas, tomates e ovos, devem ser furados com um palito ou garfo antes de irem ao forno microondas para que o vapor saia e não haja risco de explosão. Pelo mesmo motivo, as tampas dos recipientes usados devem ser deixadas entreabertas.
Clique aqui para ver o restante do artigo

Nenhum comentário:

Visite o nosso site



Plantão da redação do jornal Zero Hora Porto Alegre RS

zerohora.com