Contatos

51 3276 9629 WhatsApp - MSM - Celular 51 8457 9566
atendimento@vascoeletronica.com.br

sábado, 5 de setembro de 2009

Elogieaki - A cultura do elogio


A cultura do elogio

É da natureza humana destacar o que é ruim e passar muitas vezes despercebido pelo o que é bom. Achamos sempre que nossas vidas têm mais momentos ruins do que bons. Isto porque esquecemos de que pequenas coisas fazem a diferença, esquecemos que ter uma boa moradia, boa alimentação, saúde e uma família não está disponível a todos.

Adoramos ver notícias ruins, e claro como gostamos a mídia destaca somente matérias ruins, não é só culpa da mídia , a culpa é nossa que gostamos de ver tragédias humanas e adoramos ver a vida de outras pessoas e também as fofocas são o assunto preferido de todos nós.

Difícil nos atentarmos as pequenas notícias nos jornais falando sobre vitórias seja do nosso país ou de pessoas.Será que é possível mudar ?

É claro que o mundo não vai ficar lindo e cor de rosa de um dia para outro, mas será que se falarmos mais das coisas boas e do que é bom, não criaríamos uma corrente de assuntos positivos e com isto teríamos mais coisas boas acontecendo ?

Até no ambiente empresarial esta nossa "cultura do ruim" acompanha nosso dia, quando alguém é promovido ou reconhecido numa empresa vira assunto, mais logo se dissipa, mas quando alguém é demitido vira assunto de todas as rodas, de todas as pessoas e a maioria quer ser o primeiro a falar: " fulano foi demitido".

Encontrar gestores que destaquem suas equipes com feedbacks positivos, reconhecendo os bons trabalhos e orientando os não assim tão bons, é raridade, o que vemos são gestores orientados (pela cultura do ruim) a pressionar, agredir verbalmente e com isto acham que o exemplo do ruim, servirá para que os outros se dediquem mais para também não serem pressionados. Prova disto, é o volume crescente de processos por danos morais.

Até em nossa família somos assim, com uma certa dose de sadismo, muitas vezes preferimos discutir os assuntos ruins e pouco falar sobre as conquistas. Preferimos falar que nosso filho não está indo bem na escola, mas não falamos o quanto ele é amoroso, falamos do irmão que sempre pede dinheiro, mas não lembramos que é o mesmo que nos ajuda nos momentos que mais precisamos.

Se você perguntar para alguém se já fez uma reclamação contra alguma empresa ou até mesmo um profissional, com certeza serão contados vários “causos” . Mas quantos se lembram de uma empresa ou de um bom profissional com o qual ficaram satisfeitos? Poucos, eu diria.

Que mundo gostaríamos de deixar para nossos filhos ? Ensiná-los desde cedo a reconhecer e elogiar o outro deveria ser nossa missão diária.

Ensinar o bem, ensinar o bom, ensinar a elogiar, é simples e certamente estaremos construindo um mundo mais positivo de se viver.

Temos que acreditar no poder do elogio e das palavras boas, como transformadores, e todos os dias acorde pensando quantas pessoas eu poderia elogiar hoje ? encerre seu dia, enumerando a quantidade de elogios que você fez.


Ana Fontes , Publicitária e Pós Graduada em Marketing
Diretora do Site ElogieAki.

Fonte: Elogieaki







Nenhum comentário:

Visite o nosso site



Plantão da redação do jornal Zero Hora Porto Alegre RS

zerohora.com